Programação para o casamento
Estamos noivos. E agora por onde começar?
O ideal é iniciar a organização do casamento com, pelo menos, um ano de antecedência. Esse período é aconselhável para que o casal tenha tempo suficiente de pesquisar diferentes profissionais, além de poder parcelar o pagamento de cada serviço contratado.
O primeiro passo é verificar a quantia que os noivos poderão dispor para a realização do evento.
Depois definir o que querem, onde, qual o estilo e outros detalhes. Essas etapas precisam ser bem definidas e para isso é necessário que haja coerência entre a maneira de ser dos noivos, os seus planos, quais são seus costumes e o estilo de celebração idealizada.
Em seguida, chega o momento de fazer a lista de convidados, um dos itens mais importantes no início dos preparativos, já que é a partir dela que serão escolhidos e contratados todos os serviços.
Na hora de definir quem será convidado ou não, a dica é reunir pais e sogros e fazer uma relação com todas as pessoas que tanto os noivos quanto familiares considerem importante chamar para a ocasião. O casal poderá decidir sozinho, todavia, é mais agradável dividir esse momento em uma deliciosa reunião familiar, mostrando assim respeito e consideração aos pais.
Dependendo do orçamento disponível, a quantidade de pessoas poderá aumentar ou diminuir. Lembrando que no caso de celebração ser seguida de festa, é aconselhável que o convite para a comemoração deve ser feito a todos que forem chamados para a cerimônia.
Divisão de Gastos
Durante a reunião para definição da lista de convidados, muitos pais acabam oferecendo se para dividir os valores com o casal, até porque alguma pessoa que, porventura pudesse ser considerada da relação, pode ter importância essencial para os pais.
A minha sugestão é que o casal abra uma poupança conjunta para os preparativos, evitando misturar o orçamento do casamento com o pessoal. E desde ontem ambos depositarem quantias disponíveis mensalmente ou quinzenalmente, assim como os pais dos noivos.
Outra dica é a realização de eventos e idéias para levantar fundo, como rifas, festas, leilões, patrocínios em geral. Lembrando que essas dicas para quem se sente confortável para tais situações. Dessa maneira ao final dos preparativos e início do grande dia, todas as despesas já estarão pagas.
Uma boa dica também é contar com a ajuda de um cerimonialista ou consultor de casamentos, que, devido à experiência na área, saberá onde economizar e, por tanto, ajudará os noivos a trabalharem dentro da própria realidade financeira, sem prejudicar o resultado final do evento.
Relacionando as despesas...
Igreja e Registro Civil: taxas e despesas com documentação.
Recepção:bufê, salão de festa e bebidas que geralmente precisam ser adquiridas à parte, como vinho, champagner, vodka e wisky.
Decoração: igreja e recepção.
Trajes: vestido de noiva e/ou de acompanhantes (confecção, compra ou aluguel).
Acessórios: alianças, sapatos, luvas, véu, buquê, meia-calça, brincos, colar.
Convites:impressão, caligrafia, lacre, envio e serviço de confirmação de presença.
Beleza: dias da noiva e do noivo, provas de maquiagem e cabelo.
Transporte: aluguel de carro apropriado para conduzir a noiva.
Reportagem: vídeo e fotografia.
Música: orquestra ou coral (cerimônia), banda ou Dj(recepção).
Detalhes: lembrancinhas, lua de mel, almofada p/ alianças, aquisição de móveis, noite de núpcias, despesas extras.
Cerimônia religiosa
Com a lista de convidados em mente e a data do casamento definida, chega a hora de procurar uma igreja, um templo, um sítio ou um salão. Essa etapa é necessária com bastante antecedência a depender do local, devido a grande procura.
Além disso, é fundamental concilia o local da celebração com a religião dos noivos e o tipo de cerimônia desejado: simples, convencional, requintado ou de gala. Parece fácil, mas, para não cometer gafes, é bom lembrar que cada uma dessas opções está diretamente ligada ao horário escolhido e envolvem, paralelamente, itens como recepção e trajes adequados.
Para casais que pertencem a religiões diferentes podem realizar uma cerimônia ecumênica, ou seja, com a presença de celebrantes de ambas as crenças, com o consentimento de todos.
Cerimonial católico...
Um dos sete sacramentos existentes na religião católica, o casamento é o único que não é celebrado pelo padre, mas sim pelos noivos. São eles que convidam Deus para a participar da fundação da família que está constituindo-se naquele momento. A cerimônia é subdividida nas seguintes fases: saudação do sacerdote, liturgia da palavra, rito sacramental (consentimento - hora em que os noivos se manifestam ), benção da entrega das alianças, oração dos fiéis, benção nupcial e conclusão.
Após a troca das alianças, o padre, como representante da igreja, abençoa os noivos e a união. Nessa hora, os pais e os padrinhos, que se encontram no altar, estendem a mão direita e participam da benção, manifestando o desejo de proteção Divina e representando toda a comunidade.
A cerimônia católica segue a mesma sequência, independente do horário e do local em que é realizada. A única diferença diz respeito ao cortejo de entrada e saída dos pais e padrinhos, que ganha sofisticação e requinte à medida que o dia caminha para o anoitecer.
Pela manhã...
Casar pela manhã é a melhor opção para quem sonha com uma celebração informal, descontraída. O horário também dá certa liberdade para a escolha do local, onde será realizada a cerimônia: igrejas e capelas ou ao ar livre, em uma praia ou no campo.Decoração, cardápio, vestido, cabelo e maquiagem devem seguir a mesma linha, assim como a forma de entrada do noivo e dos padrinhos.
Casamentos no início do dia não contam com cortejo de entrada. Os noivos, os pais e os padrinhos chegam ao local da celebração e já se acomodam no altar. Posicionados à direita de quem está de frente para o altar, em primeiro plano, ficam o pai do noivo, a mãe e os padrinhos, seguindo a sequência de um homem e uma mulher. Do lado esquerdo, da mesma forma, ficam posicionados os pais e padrinhos da noiva, com o homem dando o braço direito à mulher.
Todo em seus lugares é chegado o grande momento. A noiva entra deslumbrante pelo acesso principal do local onde a cerimônia está sendo realizada, acompanhada pelo pai ou outra pessoa de grande laço afetivo (que lhe entrelaça com o braço direito ) e, a passos lentos, majestosamente, desfila sobre o tapete que a conduz ao encontro do noivo.
Quando a futura esposa se aproxima do altar, ele vai ao seu encontro, cumprimenta o acompanhante que, então, se dirige para o lado esquerdo. A noiva recebe um beijo delicado na testa e é conduzido pelo noivo, que a entrelaça com o braço direito, até o genuflexório, lugar onde ambos se ajoelham e ficam de frente para o celebrante religioso.
O ritual tem início. No momento da benção das alianças, o padrinho do noivo ou alguém próximo (pai ou sogro) as entrega para selar a união. Cerimônias pela manhã geralmente não contam com daminhas, devido ao ar casual. Mas, se os noivos fizerem questão, não há problema. Nesse caso ela quem entregará as alianças. Ao final da cerimônia, é hora da saudação. Enquanto o homem cumprimenta os pais e os padrinhos da esposa, a noiva procede de maneira igual com os familiares do noivo. Em seguida, é a vez de cada cônjuge cumprimentar a própria família, seguindo da frente do altar para os fundos.
De volta aos seus lugares, inicia-se outro momento triunfal. Marido e mulher caminham juntos pelo corredor central, dividindo a emoção com pais, padrinhos, familiares e convidados. Eles seguem à frente, com o homem sempre entrelaçado a mulher com o braço direito. Depois de, no mínimo, três metros de distância, o pajem, a daminha e os demais casais se alinham da mesma forma que os nubentes:pais da noiva, pais do noivo e, em seguida, os padrinhos, sempre intercalando um casal de cada família.
Ao entardecer...
O ar casual é mantido nos casamentos entre 14 e 17h e, se desejar pode vir procedido por uma daminha e um pajem.
O cortejo segue as mesmas regras de um casamento pela manhã, com noivo, pais e padrinhos chegando antes no local da celebração e se posicionando no altar, pela sacristia, cada um no seu respectivo lado: direito para o noivo e seus acompanhantes e esquerdo para a família da noiva.
Com pequenos detalhes, a cerimônia se enriquece. Uma música especial começa a tocar e abre-se a porta principal acesso do local para a entrada de daminhas e pajens – a quem cabe levar as alianças, proporcionando um ar de graça e alegria ao momento. As portas se fecham e, depois que as crianças alcançam o altar, volta a se abrir para a entrada triunfal da noiva, acompanhada pelo pai, que conduz até o fim do corredor com o braço direito, onde o futuro esposo a aguarda.
O noivo a beija na testa e, nesse momento, o pai se posiciona junto ao seu par, do lado esquerdo. A daminha, da mesma forma, se coloca ao lado esquerdo da noiva e o pajem ao lado direito do noivo. De acordo com a idade, a menina se incubirá de guardar as alianças até a hora da benção. Se forem muito pequenos, uma boa opção é posicioná-los junto aos padrinhos.
Para esse tipo de cerimônia, a saída do templo se dá de forma tradicional: primeiramente, os noivos, depois, a certa distância, daminha e pajem, pais da noiva, padrinhos da noiva e padrinhos do noivo.
Se a intenção é dar um ar formal à cerimônia, o casal, além de ser acompanhado pela daminha e pelo pajem, pode contar com demoiiselles d´honneus (damas de honra) e, ainda garçons d´honneus (cavalheiros de honra), com idade entre 13 e 23 anos. Nesse caso, são eles que abrem a cerimônia. Por esse motivo, deve-se ter um cuidado importante com o visual, para que se mantenham o equilíbrio estético.
Na ordem dos acontecimentos, os garçons se apresentam de dois em dois e lado a lado (geralmente, são quatro jovens). Da mesma forma, entram as damas, na sequencia. Quanto ao posicionamento, as jovens se colocam ao lado direito, entre a primeira fileira de bancos e a escada do altar, de frente para cada um dos cavalheiros, que ficam do lado esquerdo, formando um corredor de passagem para os noivos. A música dá o tom, a porta se abre e entram uma ou mais daminhas (acompanhadas ou não por pajem). Depois de instantes, é a vez de uma nova e possível participante entrar, a madrinha da noiva (uma pessoa especial, cujo par, o padrinho, está aguardando ao lado do noivo no altar), que é seguida apenas pela noiva, acompanhada pelo pai.
No altar, a madrinha da noiva se posiciona do lado esquerdo, considerando-se o ponto de vista dos convidados. A daminha fica à sua esquerda, um pouco mais à frente. Pais e demais padrinhos da noiva também se posicionam desse lado. Do mesmo modo, só que em lado oposto, permanece o noivo, o seu padrinho, o pajem, os pais e demais padrinhos.
Ao final da celebração, a saída se dá da seguinte maneira: noivos, daminha e pajem, cavalheiros de honra e damas de honra (agora foram casais), madrinha da noiva (que participou da cerimônia de entrada), acompanhada pelo respectivo padrinho, padre (se ele quiser fazer parte do protocolo), pai do noivo e mãe da noiva (no casamento formal, pode-se trocar os pares) e, consequentemente, pai da noiva e mãe do noivo, finalizando com a saída dos padrinhos.
À luz do luar...
A partir das 20h, a cerimônia ganha conotação glamourosa, de gala. A noite inspira brilho e luxo, pontos básicos para quem sonha com um casamento com toda pompa possível e imaginável. Essa ostentação tem de ser aprimorado nos trajes, na decoração, na música e em todos os detalhes que darão um charme especial à solenidade, como a entrada de pais, noivo e padrinhos.
O casamento realizado à noite conta com cortejo de entrada e saída, por ter como finalidade o entrelaçamento das famílias. Previamente organizado, deve se formar na porta da igreja. Evitar aglomerações e incômodos para idosos, principalmente, é de fundamental importância para garantir um semblante tranquilo e harmonioso para cada um dos pares que, direta ou indiretamente, também viverão minutos de grande emoção diante de amigos e familiares.
A música anuncia o início da entrada das testemunhas. Primeiramente, entra um dos casais de padrinhos do noivo. Logo após, o mesmo procedimento acontece do lado da noiva. Esta ordem é seguida pelos padrinhos até o momento da entrada do pai do noivo, acompanhado pela mãe do noivo e, logo após, do noivo, ao lado de sua mãe. Num segundo grupo, depois de instantes, é a vez de cavalheiros e damas de honra dar mais vigor ao requinte que a cerimônia estampa. A forma de cortejo deles se mantém a mesma que a de uma cerimônia à tarde.
As portas são fechadas e, ao se abrirem novamente, sob outros acordes musicais, é a vez do pajem e da daminha ou daminhas darem o ar da graça ao ambiente, uma vivacidade que acende os corações para o grande momento: a entrada da noiva.
Nesta etapa inicial, ao se aproximarem do altar, os casais (de cada uma das partes) se dispõem nos respectivos lugares- familiares da noiva à frente, de acordo com a ordem de chegada. O padrinho do noivo, que estará portando as alianças (até o momento da benção) ficará à sua direita, com cavalheiros de honra na mesma posição, só que a certa distância atrás. A madrinha estará à esquerda da noiva, assim como as damas de honra, que se postarão de frente aos cavalheiros. A daminha se dirige ao lado esquerdo, junto dos demais padrinhos e mãe da noiva, enquanto o pajem se coloca do outro lado, alinhando com a menina.
Com todos posicionados, inicia-se um dos momentos mais esperados: a entrada da noiva. Ao lado direito do pai, ela se dirige como uma rainha, de cabeça erguida e com o olhar fixo para o altar, onde carinhosamente será recebida pelo noivo.
O rito se desenvolve com as benções, orações, troca de alianças, cumprimentos... É hora do cortejo de saída. Nesse momento, ocorre o inverso, com os pares formados no altar sendo mantidos. Primeiramente, os noivos se dirigem ao tapete central e seguem em direção à porta, transbordando a alegria do momento. A três metros de distância, no mínimo, seguem o pajem, a daminha e as damas e cavalheiros de honra (agora formando casais). Depois, aproximam-se os sacerdotes, os pais da noiva e do noivo. Mais alguns instantes e os padrinhos do casal se apresentam. É bom lembrar sempre desta regra: o homem dá o braço direito à mulher e todos devem caminhar a passos lentos.
Dicas...
Igreja- para garantir um momento de total tranquilidade e segurança, não só no sentido de acomodação, os noivos podem reservar, ao menos, os dois primeiros bancos (ao lado direito de quem entra na igreja) para convidados especiais e avisá-los sobre tal procedimento.
Véu- quando um fino véu cobre o rosto da noiva, o pai ao se despedir da filha (com um delicado beijo), deverá erguê-lo parcialmente. No momento do beijo do noivo, no altar, o próprio futuro marido se incumbirá de fazê-lo totalmente.
Padrinhos e madrinhas- quando à quantidade de casais de testemunhas (padrinhos e madrinhas), independentemente de modismos, o número ideal é dois ou três para cada cônjuge, além dos pais. Essa é uma forma de evitar um altar cheio.
Cumprimentos- Caso não haja recepção, os noivos e somente seus pais devem se posicionar em local próprio para cumprimentar os convidados, com o cuidado de a quantidade de pessoas não atrapalhar a entrada de quem estiver chegando para a cerimônia seguinte. Se houver festa, os cumprimentos devem ocorrer apenas no salão.
A recepção
Hotéis, salões, restaurantes, o jardim da própria residência, sítios, fazendas. O local da festa deve ser escolhido de acordo com a infraestrutura que apresenta, com o número de convidados e com o estilo de comemoração pretendido pelos noivos: semiformal ou formal.
O espaço deve contar com banheiros apropriados, estacionamento fácil, um serviço impecável e ambiente protegidos do sol ou da chuva que comportem, confortavelmente, o número estipulado de pessoas. É importante dar preferência a estabelecimentos que apresentem cenários interessantes para os registros audiovisuais e, no caso de o próprio local ficar encarregado de oferecer o serviço de bufê, experimentar os pratos que serão servidos com antecedência.
Se a intenção for contratar o espaço e o bufê de empresas distintas, é imprescindível ficar atenta à necessidade de aluguel de mesas, cadeiras e toalhas, além de confrontar a estrutura e o serviço oferecidos por cada uma para ver se são compatíveis.
As opções de recepções podem ser: Durante a manha- bolo com champanhe gelado, o brunch ou o café colonial. Com o sol a pino, ao entardecer e a noite, a qual vai detalhar melhor.
Um toque de formalidade à noite...
Um jantar com um quê de formalidade (semiformal), totalmente formal ou nobre? Após as 20 h, um coquetel, procedido de jantar, é sempre de bom-tom para recepcionar os convidados que compareceram à cerimônia. Geralmente, na ocasião, são servidos uma ou duas entradas (fria ou quente, de acordo com a época do ano), um prato principal (com dois acompanhamentos), dois tipos de sobremesa e o bolo.
Os tipos de jantares são:
Jantar à americana: quando a festa está marcada para depois das 19h, deve-se acrescentar ao coquetel um prato quente, que possa ser degustado sem uso de faca, afinal, nesse serviço, os convidados permanecem em pé. O cardápio quente fica disposto em réchauds e, com a ajuda, ou não, de garçons, as pessoas se servem à vontade.
Aqui, é indispensável à distribuição de algumas mesas em posição estratégicas, para apoio de copos, guardanapos e demais utensílios utilizados. Uma pequena quantidade de garçons deve ficar atenta para manter os locais sempre limpos e organizados.
Jantar franco-americano: semiformal, esse tipo de serviço é apropriado para festas com grande número de pessoas. Na mesa em que cada convidado está acomodado (nesse caso, todos se sentam), podem ficar dispostos pratos, talheres e guardanapos. Senão, esses utensílios são colocados sobre uma mesa aparadora, preparada anteriormente para essa finalidade e disposta ao lado das que comportam os réchauds- onde se encontram as iguarias que serão servidas.
Aqui, o próprio convidado prepara o seu prato e volta para o local onde estava. Garçons se incumbem de servir as bebidas e retirar os pratos e talheres usados.
Jantar à inglesa: nesse caso, um pouco mais formal os convidados permanecem acomodados em seus lugares e os pratos, já estão prontos, são servidos por garçons. Nas mesas, à frente de cada pessoa, ficam dispostas as louças, os talheres e os copos específicos para cada um dos alimentos. A decoração é grande aliada para um bom resultado final, podendo-se usar e abusar de flores e frutas. O toque de classe, além do arranjo das mesas, deve-se às toalhas, que precisam estar impecáveis, acompanhadas de guardanapos do mesmo tecido.
Maria de Lourdes Wolff destaca que uma das diferenças entre o almoço e um jantar à inglesa é que, no primeiro, o prato de apoio conta com um pãozinho.
Jantar à francesa: utilizado em recepções mais sofisticadas, o serviço à francesa conta com garçons rigorosamente uniformizados que servem, individualmente, os pratos que compõem o cardápio, de acordo com o gosto de cada convidado. Ou seja, as porções não vêm prontas da cozinha, como ocorre no jantar à inglesa.
Originalmente, esse tipo de Buffet requeria que os presentes ficassem sentados em uma única e grande mesa, em locais previamente demarcados. Com o tempo, esse conceito foi se adaptado às novas condições e, embora ainda seja usual utilizar esse tipo de serviço, nem sempre à acomodação dos convidados segue a forma anterior. De acordo com o número de pessoas e o espaço disponível, a opção é distribuí-los em várias mesas, sendo que uma deve ser reservada para que se sentem os noivos, os membros da família e o sacerdite (caso esteja presente).
Mesas de fechamento
Anfitriões e convidados satisfeitos, a festa vai chegando ao fim. A mesa de fechamento vem a calhar: café, licor, petit-fours, chocolatinhos, bem-casados, trufas...Um cantinho delicado, agradável, que proporciona um clima de sdespedida charmoso e sofisticado. Nela também podem ser colocadas as lembranças do casamento, com cartõezinhos contendo o nome dos nubentes e a data da celebração.
A bebida mais indicada
Existem bebidas certas para cada ocasião, combinações que não interferem ou se sobrepõem ao sabor dos alimentos. Por isso, saber qual é a mais indicada para acompanhar a refeição e a forma de servi-la não deixar de ser uma arte que envolve conhecimento, principalmente, quando muitos convidados serão recebidos.
Primeiramente, é preciso estar ciente de que cada bebida tem os modelos te taça e de copo apropriados e que, na hora de oferecê-la, é preciso usar os de boa qualidade. Há empresas que alugam esse tipo de utensílio, assim como mesas, toalhas, louças e talheres. Depois, é fundamental ter em mente que escolha deve estar relacionada ao horário e ao tipo de recepção que será oferecido.
Em Coquetéis: uísque, coquetéis, inclusive o de tomate, vinho branco (de sabor adocicado e servido gelado), refrigerantes e água são as melhores combinações. O uísque não deve vir dosado no copo, mas servido diretamente da garrafa, com balde de gelo para que cada um determine a quantidade necessária de pedras e até mesmo com ou sem água de coco.
Em almoços ou jantares: os aperitivos seguem a mesma tendência dos oferecidos para um coquetel, mas o vinho deve ficar restrito à hora em que o prato principal for servido. Para anteceder essa refeição, pode-se oferecer, também, vodca e champanhe brut (do tipo seco). Para o almoço, é indicado incluir batidas de frutas e long drinks.
Detalhes- é sempre bom ter à mão cerveja e o respectivo copo para os convidados que preferirem a bebida. Além disso, o champanhe nunca deve ser deixado de lado, nem mesmo quando a cerimônia é realizada pela manhã.
Vinhos
Embora o vinho seja ideal para acompanhar a maioria dos pratos, existem certos segredinhos que garantem uma combinação perfeita, ou seja, uma harmonia de sabores que garantem uma combinação perfeita, ou seja, uma harmonia de sabores que faz com que um não encubra o paladar do outro. Existem regras básicas, mas que podem ser quebradas de acordo com a harmonia e sabores dos pratos e vinhos: o peixe pode ser servido com vinho branco, mariscos vão bem com os verdes, as carnes vermelhas, com os tintos, as sobremesas, com vinhos doces leves ou espumantes e as frutas com os licorosos.
No entanto, deve-se levar em consideração que peixes de sabor delicado, como linguado e badejo, têm de ser acompanhados por vinho branco leve, já os de paladar acentuado, como o salmão, pede um branco de sabor mais encorpado, que também deve acompanhar carnes brancas e massas com molho cremoso. Para um pernil temperado, o indicado é o tipo Cabernet Sauvignon, massas ao sugo ou à bolonhesa pedem vinhos tintos jovens, tipo Cabernet Franc. Se a opção for por defumados, a bebida mais adequada é a cerveja.
Etiqueta à mesa
Em geral, a forma de se portar à mesa em recepções elegantes é a parte que deixa as pessoas mais apreensivas. O importante, entretanto, é procurar saber, antecipadamente, que tipo de ambiente será encontrado e se preparar para a ocasião, munido de uma dose de bom humor, jogo de cintura e, claro do indispensável bom-senso.
Como se faz?
Muitas pessoas sentem-se inseguras quanto a forma de como se portar à mesa num almoço ou jantar, ainda mais quando esses eventos exigem maior formalidade. Talheres, copos, pratos, guardanapos etc. As dúvidas começam a surgir e o que é feito para ser extremamente prazeroso começa a se tornar motivo de incômodo.
Pratos- O prato de almoço ou jantar fica posicionado a, no máximo, um centímetro da borda da mesa. Quando o cardápio incluir, como entrada, creme ou sopa, o prato fundo ou consome permanece sobre o raso. O pratinho para o pão (ou de couvert) fica de quatro a cinco centímetros à esquerda, um pouco acima. A faca com a qual se passa a manteiga no pão deve ser mantida sobre a borda da louça, na diagonal ou na horizontal, sempre com a área de corte virada para dentro.
Manuseando os talheres- Ao lado direito do prato de almoço ou jantar, na ordem, está a faca (com o corte para dentro), seguida de outra para peixe (se este for servido), colher ou um garfo para ser usado para a entrada. Ao lado esquerdo, fica o garfo rente ao prato (geralmente dois) e o garfo de peixe. Os talheres para sobremesa são mantidos acima.
No momento da degustação, em primeiro lugar, são usados os talheres mais afastados do prato, tanto do lado esquerdo quanto do direito, conforme as porções vão sendo trocadas. A ordem a ser seguida é sempre de fora para dentro. Na hora de tomar caldos ou cremes, pode-se levá-los à boca pela ponta ou pelo lado da colher, que é segurada pela extremidade do cabo, entre os dedos polegar e indicador.
O garfo é “amparado” pela mão direita ( da mesma forma que a colher), mas, quando for preciso cortar carnes (somente as mais rijas), deve-se passá-lo para a mão esquerda. Com a parte convexa para cima, o alimento é espetado e cortado pedaço a pedaço (nunca se deve cortar tudo de uma só vez). Ainda com o garfo na mão esquerda, pequenas porções são levadas à boca.
A faca, depois de usada, fica em descanso na borda (arco) de cima do prato, com o corte para dentro, momento em que o garfo volta à mão direita. Não é errado usá-la para o corte, deixá-la em descanso e comer o pedaço cortado com o garfo na mão direita. A faca, à direita, também pode ajudar a colocar alimentos como arroz, ervilha, entre outros grãos no garfo, mas é deselegante fazer isso sequencialmente.
E quanto ao descanso de garfos e colheres, praticamente, segue-se a mesma regra que a utilizada para facas, ou seja, eles nunca ficam sobre a toalha, nem mesmo o cabo. Quando usados com a mão direita, devem descansar no prato na mesma posição, com a parte côncava para cima. Quando na esquerda, apoiada deste mesmo lado, com a parte convexa para cima. Ao final, os talheres têm de ser dispostos dentro do prato (faca com corte para dentro), no sentido vertical e paralelamente, nunca cruzados.
Taças- As taças permanecem à frente e à direita do prato, na seguinte ordem ( da esquerda para direita): a maior para água, seguida pelas apropriadas para vinho tinto e branco (menores). Mais ao centro da mesa, fica a taça de champanhe ou espumante, que pode ser mais alta e estreita ou larga e rasa.
As taças de vinho devem ser seguradas pela haste, principalmente, as de vinho branco e champanhe, por serem bebidas servidas em baixa temperatura.
Guardanapos- De tecido, eles têm de estar dobrados no centro do prato ou à esquerda, nunca no copo. Assim que se senta a mesa, o convidado pega o guardanapo e coloca-o apoiado no colo. Caso seja grande, é preciso dobrá-lo ao meio e utilizar uma das metades (na extremidade) na hora de levá-lo à boca. E atenção: ele só deve tocar os lábios. Ao final do almoço ou jantar, basta dobrá-lo novamente e deixá-lo à esquerda do prato.
Os modelos de papel só podem está à mesa em ocasiões mais íntimas e não devem ser levados ao colo, assim como os de tamanho menor, mesmo que de tecido, usados em cafés da manhã ou chás da tarde.
Lavandas- Uma tigela, geralmente de metal, porcelana ou cristal, colocada sobre o prato de sobremesa, com água até a metade, pétalas de flor ou uma fatia de limão e uma toalhinha. Parece estranho, mas essa é a lavanda (ou bowl), usada quando, no cardápio, estão incluídos pratos que devem ser comidos com as mãos.
Depois de saborear as iguarias, a pessoa coloca a peça do lado esquerdo do prato e lava as pontas dos dedos com delicadeza à água e, então, enxuga-as.
Dicas a mesa...
Em que lugar se sentar- A mulher deve estar acomodada, de preferência, à direita do homem. Essa é a forma correta para compor a mesa.
Como proceder com as mãos- Apoiar somente o pulso à mesa, nunca o antebraço ou o cotovelo. Os talheres, quando não manuseados devem estar em posição de descanso. É bom evitar gesticular com eles em mãos.
O que fazer quando sorvete de limão é servido entre os pratos do cardápio- essa quebra de sabor é indicada para que o convidado possa sentir melhor o gosto do alimento seguinte. Por isso vale tomá-lo.
E o caroço da azeitona- Não é de bom tom usa-lo a mesa....mas quando é preciso retirar algum alimento da boca, deve-se usar o garfo, colocando a mão à frente, como forma de resguardo.
Primeiro café ou licor- O café deve ser servido primeiro, depois o licor, por se tratar de uma bebida digestiva.
Cerimonial de Recepção
Os pais da noiva e do noivo já estão à espera, ao lado esquerdo da entrada do recinto, para a recepção e os cumprimentos. Damas e cavalheiros de honra, se houver, permanecem à direita, à frente dos anfitriões para a formação de um corredor. À chegada, a mulher é sempre a primeira a ser cumprimentada.
Depois de todos estarem presentes, entram os noivos que são recebidos com uma salva de palmas, e dirigem-se à mesa decorada especialmente para o bolo, onde fazem o corte simbólico e brindam com champanhe. Pais, padrinhos e parentes íntimos devem estar próximos para os registros fotográficos e audiovisuais.
Os noivos, ao som de uma valsa ou uma dança do casal, abrem o baile, ficando ao centro de uma grande roda formada pelas pessoas presentes à festa. Primeiramente, entram os pais, com os quais o casal faz a troca de pares. A noiva passa a dançar com o próprio pai e o noivo, com a sogra. Mais umas voltas pelo salão e a noiva substitui o pai pelo sogro, e o noivo, a sogra pela mãe. Por fim os nubentes voltam a formar par. Aos poucos, os demais convidados entram no ritmo.
Os pratos só começam a ser servidos a partir do momento em que todos estão acomodados. Os nubentes ficam em mesa reservada, com os familiares mais íntimos de frente para os convidados. Após a refeição, é a hora de o casal percorrer o recinto para cumprimentar aos presentes.
Depois, tradicionalmente, serve-se o bolo, acompanhado, ou não, de champanhe para todos os convidados.
Antes da saída, para a Lua de Mel, a noiva reúne as mulheres solteiras, vira-se de costas e joga o buquê. Segundo a tradição, quem apanhá-lo será a próxima a se casar. A partir desse momento, a festa vai chegando ao fim. Os convidados servem-se na mesa de fechamento, onde também podem apanhar pequenas lembrancinhas, confeitos ou os tradicionais bem-casados, acompanhados de cartõezinhos com os nomes e a data do casamento. Os pais da noiva somente se retiram após o último convidado e, auxiliados por seus familiares, cuidam de todas as providencias que se tornem necessárias.
Show ao vivo ou Dj
Tem se usado no mesmo espaço um show ao vivo, de preferência com um estilo Pop, que agrade a todos, mas nada impede de serem pedidas músicas especiais em homenagem aos noivos ou aos pais.
Após a banda, pode entrar em cena o Dj, seguindo a mesma linha da banda, com estilo Pop. É importante a noiva junto com suas madrinhas, elegerem uma seleção de música, tornando assim o momento bem especial junto a sua trilha sonora.
São sempre divertidos as fantasias, máscaras e adereços para os noivos e convidados, deve ser solicitado ao serviço de foto e filmagem, ou mesmo comprado pelos próprios noivos. Importante lembrar que os adereços da noiva devem estar reservados com alguém e de preferência na cor branca, evitando manchar o vestido, o que é bem comum.
Mimos aos padrinhos e convidados
Hoje em dia tem se usado bastante os Mimos aos convidados, em especial aos padrinhos, como forma de agradecimento em aceitarem o convite.
Diversos são os modelos existentes em lojas especializadas de lembranças personalizadas, podendo ser mini garrafinhas de bebidas com os nomes dos padrinhos, ou docinhos personalizados, latinhas mint to mint com balinhas e tudo isso decorado em alusão ao casamento. Também podem ser mais elegantes e sofisticados a medida que quiserem, podendo ser garrafas de champanhe personalizadas, uma joia, um pingente, enfim o bom gosto da noiva deve ser levado em consideração nesse momento e lembrar sempre que todos devem ser iguais e pensar em algo que todos iriam adorar receber.
Para os demais convidados, o bem-casado é uma excelente opção. Todavia existem outras opções que agradam a todos, que são as sandálias personalizadas e que muito ajudam na pista de dança, ou mesmo a foto lembrança, que são tiradas durante a festa e entregues ao final dela aos convidados.
Convites
Com quatro meses de antecedência do casamento, chega a hora de providenciar os convites. Que deve ter a cara da cerimônia e recepção, se a ocasião for formal, ele deve ser mais glamouroso se não, cabe um modelo mais convencional.
É aconselhável imprimir 10% a mais da lista de convidados, evitando faltas em caso de novos convidados ou mesmo estragar algum convite antes da entrega.
Para saber como endereça-los, segue as dicas:
-Sr. E Sra. Fulano: Informa que apenas o chefe daquela família e sua esposa estão convidos.
-Sr. Fulano e família: O chefe da família e todos que moram com eles.
-Sr. Fulano ou Sra. Fulana: Indicado para convidados solteiros.
-Sr. Fulano e Sra. Fulana: Para casais com nomes diferentes, deve se impresso o nome completo de ambos.
Para amigos íntimos, em especial em casamentos informais, vale dispensar o Sr. E Sra.
Elaboração do convite tradicional
1 Os nomes dos pais da noiva ficam à esquerda e devem aparecer completos. O nome do marido fica acima do da mulher.
2 Os nomes dos pais do noivo ficam sempre á direita e seguem a mesma regra dos pais da noiva. Se um dos pais tiver falecido, fica a critério de o casal colocar a expressão in memoriam entre parênteses e ao lado do respectivo nome.
3 É aconselhável evitar termos solenes como “têm a honra de convidar”. É melhor ser direto e claro e escrever “convidam para a cerimônia religiosa de seus filhos”.
4 Nesse texto precisa ter as informações de horário, data e endereço. As informações de recepção vêm em seguida e por extenso. Nesse caso, o opcional RSVP (respondez s’il vous plaît ou responda, por favor) aparece abaixo, à direita, e acompanhado de um numero de telefone para o qual os convidados devem telefonar para confirmar a presença.
5 O endereço dos pais da noiva fica á esquerda e o dos pais do noivo, à direita, dos mesmos lados que as outras informações relacionadas a eles. Se os noivos moram juntos e querem que os presentes sejam entregues na casa deles, devem colocar um único endereço centralizado.
Dicas...
Sobre a existência de lista de presentes, o correto é aguardar que cada convidado manifeste o desejo de saber se existe tal relação de itens e em que loja está disponível.
Depois que os noivos regressam da lua-de-mel, é elegante enviar cartões de agradecimentos pelo presente recebido e oferecer a nova casa para uma visita, com endereço e telefone.
A entrega...
A etiqueta pede cerca de 45 dias antes da cerimônia.
Caso seja enviado pelo correio, deve ser feito dentro de outro envelope e não somente o do convite.
Confirmando presença...
A confirmação de presença- R.S.V.P é atualmente, considerada imprescindível, já que garante uma maior margem de acerto na quantidade de pessoas esperadas tanto para a cerimônia quanto para a festa. Existem empresas de cerimonial que fazem esse serviço também.
Casamento Civil
A oficialização das núpcias pode ser realizada nas dependências do cartório de Registro Civil das pessoas Naturais, que geralmente tem uma sala especial para esse fim, ou então, durante uma recepção na casa de um dos noivos, em um salão de festas, restaurante ou outros. Basta confirmar o horário com o Oficial de Registros (juiz de paz).
O casamento civil consiste na leitura de alguns artigos do Código Civil, mas há juízes que vão mais além, fazem pequenos discursos sobre o significado do matrimônio e concluem a celebração com o ensejo de felicidades aos nubentes.
Com um contrato, a cerimônia civil legaliza, perante o Estado, a união dos noivos, passam a ser considerados marido e mulher. Os padrinhos assinam o documento que fica, então, arquivado no cartório a que o juiz de paz pertence. Caso não haja a celebração religiosa, a troca de alianças pode ser feita na presença dos convidados, assim que os tramites legais forem concluídos.
Divisão de bens
A opção pelo regime de bens talvez seja a mais importante medida a ser tomada por duas pessoas que se casam. Afinal, é a partir dela que ficará definida a forma de comunhão dos bens adquiridos pelos noivos antes e depois de oficializada a união.
Atualmente, há quatro tipos de regimes adotados no País: 1. o de Separação Universal de Bens, 2. o de Comunhão Parcial de Bens, 3. o de Comunhão Universal de Bens e, o mais recente, 4. o de Participação Final nos Aquestos.
O 1. Decide não dividir com o futuro cônjuge nenhum bem adquirido antes e depois do casamento. Em contrapartida, no 3. Todo o patrimônio anterior e posterior ao matrimonio passa a pertencer a ambos nubentes. Considerado padrão no Brasil, o 2. Regime Parcial de bens define que só serão compartilhados entre os noivos os bens conquistados após a oficialização da união. No 4. O princípio é similar ao regime anterior, mas, aqui, até que a separação se concretize cada um fica responsável pela sua parte.
A escolha deve ser conversada entre os nubentes de forma natural e assim definida antes de darem entrada aos documentos no cartório. Caso não seja escolhido ou definido, o estabelecimento entenderá que a preferência é pelo Regime de Comunhão Parcial de Bens.
Com que Roupa nós vamos
Noiva- Uma regra simples serve para orientar a noiva em todos os aspectos do casamento, seja na produção de beleza, na escolha do vestido, no tipo de recepção ou nos acessórios e nas flores que vão compor a decoração: tudo deve ficar mais requintado à medida que o horário da cerimônia se aproxima da noite. Ou seja, quanto mais tarde, mais brilhos e luxos podem aparecer.
Se o vestido permitir o uso de luvas, é bom ficar atenta ao comprimento do adereço. Pela manhã, a preferência deve ser pelas curtas, deixando ¾ para a tarde e as longas para a noite. Essas últimas, para que o visual não fique carregado, devem acompanhar modelos de vestido com mangas curtas ou sem mangas e ficar sempre a, pelo menos, um palmo de distância da peça.
Os acessórios da noiva também devem combinar com o estilo e o horário da comemoração. Se a cerimônia acontecer durante o dia, gargantilhas leves, colares de pérolas e brincos delicados são as melhores opções. As pedrarias coloridas e as joias refinadas devem ser evitadas.
Para a escolha dos sapatos, um detalhe que não deve escapar ás mulheres diz respeito ao local onde o evento vai acontecer. Se for a uma área externa e gramada, é bom lembrar que saltos muito finos podem se enterrar no chão, dificultando o andar e até causar algum acidente.
As meias de seda mais indicadas para acompanhar o traje da nubente são as translúcidas, nos tons próximos ao da pele, independente se a cor do vestido for branca, champanhe, off-white ou pérola. A modelagem 7/8, inteira, ¾ ou com compressão, deve ser a que se enquadra ao gosto da mulher e promove maior conforto.
Os vestidos que tem cauda longa, geralmente, apresentam um colchete na metade do seu comprimento e outro no final do abotoamento das costas, que devem ser unidos logo após a cerimônia. Isso serve para que a barra não fique se arrastando pelo chão, além de facilitar a movimentação da noiva.
Para o casamento civil, a noiva pode dispensar o vestido de noiva e optar por um modelo discreto de vestido ou tailleurs.
As noivas mais altas que o noivo, pode diminuir os saltos e evitar grinaldas no topo da cabeça.
Atualmente, a noiva pode optar por jogar para as convidadas o buquê que usou na cerimônia ou não. Caso não utilize o buque original, pode confeccionar outro de mesmo modelo em tamanho menor. O buquê original pode ser oferecido a mãe da noiva em forma de homenagem ou mesmo ser guardado com a própria noiva.
Noivo- nas cerimônias realizadas após as 20:00 horas, o noivo pode optar pelo us do fraque, do meio-fraque ou da casaca. Seja qual for a decisão, os pais e os padrinhos devem acompanhar o mesmo estilo. Se a intenção for investir em um traje não tão formal, perfeito para acompanhar uma celebração menos sofisticada, a dica é apostar em ternos escuros, estruturados e com colete no mesmo tecido. Em ambos os casos, os sapatos sociais de amarrar são os mais adequados para finalizar o visual.
Uma dica básica, mas essencial quanto ao traje masculino: o modelo deve estar bem passado. Ficar no altar com uma roupa amarrotada é deselegante.
Se desejar reafirmar o costume antigo de colocar uma flor na lapela, a espécie escolhida deve ser o cravo branco. Nesse caso, pais e padrinhos usam a mesma flor, porém em tom de vermelho.
PROIBIDO p/ noivos:
Trajes claros ou coloridos, mesmo no verão e em cerimônias pela manhã ou tarde.
Paletós e calça em tons ou padronagens diferentes, a não ser que seja usado meio-fraque.
Gravatas pretas ou vermelhas.
Cintos e sapatos esportivos.
Sobras no tamanho da calça ou mangas de camisa e paletó.
Os pais- Esses devem se pautar a partir da escolha do noivo. Se a escolha recair sobre o uso dos ternos, é de bom-tom não usar um modelo idêntico ao do outro pai presente no altar. Para que isso seja possível, deve-se entrar em acordo antecipadamente, recomendação que também se estende as mães e madrinhas.
PROIBIDO p/ pais:
Trajes em estilo diferente do usado pelo noivo.
Opções de tons claros, estampas ou de cores vivas.
Tecidos que amarrotem com facilidade, como o linho.
Sapatos, cintos e relógios esportivos.
Blazer e calça com padronagens diferentes, a não ser que seja o meio-fraque.
Mães- Para evitar constrangimentos, as mães do futuro casal podem entrar em concordância quanto aos tons dos trajes escolhidos. Caso tenham intimidade, o acordo pode ser estender também às madrinhas. A propriedade na escolha das cores é sempre das mães.
Nas cerimônias que seguem o estilo formal, o comprimento do vestido de gala deve cobrir os sapatos, que ganham salto alto. Bordados com pedrarias atuam como coadjuvantes, assim como arranjos delicados, que podem ser aplicados nos cabelos. Os tecidos devem ser nobres e as joias ou bijuterias finas devem estar em harmonia com o restante do conjunto.
Em celebrações de caráter pouco formal, entram em cena os tecidos nobres, mas sem brilho, como crepe, seda ou microfibra. O comprimento dos modelos podem se encurtar, até pouco abaixo dos joelhos, no estilo longuete. As meias-calças precisam estar impecáveis e os bordados devem ser comedidos. As joias permanecem como detalhes imprescindíveis e que precisam se equilibrar com o restante da produção.
Madrinhas- As madrinhas ao serem convidadas, devem ser escolhidas a líder de madrinhas pela própria noiva ou entre elas, trocando assim telefones e e-mails, para que agendem as confraternizações, chás, reuniões e assim as reuniões de despedida de solteiro, chá de casa nova, ou chá de lingerie. Assim como acordarem sobre os vestidos.
Um lembrete importante: No altar estão proibidos, branco, off-white, e tons de bege-claro. O preto, ficar a critério do gosto e das supertições da noiva. Somente deve ser usado se ela aceitar.
Os acessórios devem estar de acordo com o horário e a formalidade exigida para a ocasião, sem esquecer que a NOIVA é a grande estrela da noite, portanto nada deve brilhar mais que ela no altar.
As madrinhas não só podem como devem levar suas bolsas até o altar. Os modelos de festa e pequenas sempre combinando com os sapatos.
Tanto no caso das madrinhas como no das mães, a escolha do tom dos calçados tem de seguir critérios: se o par não for forrado com o mesmo tecido do vestido, deve-se dar preferência a modelos prateados quando a roupa tiver tonalidade fria, ou seja, for verde, azul ou rosa. Se o vestido for amarelo ou vermelho, tons quentes, as melhores companhias são o dourados.
Festas Black tié, pedem salto alto e bolsas pequenas. Não há problemas em optar por sandálias, mas estas devem ter tiras finas e salto alto e fino.
Damas e pajens- O traje da daminha não precisa ser exatamente igual ao da noiva. Pelo contrário, é melhor que seja de outra cor e tenha um corte diferente. Já a vestimenta do garoto deve manter, no paletó (ou colete) e na calça, os mesmos tons e padronagens. Para finalizar, sapatos de verniz são perfeitos.
O dia do SIM
O tradicional atraso da noiva deve ser planejado com cuidado, para que não pareça indelicado. O ideal são 15 min depois do horário informado. Somente deverá se atrasar mais se o noivo ainda não tiver chegado.
Tradicionalmente, a noiva, ao entrar na igreja, deve levar o buquê na frente do corpo, próximo ao umbigo. Para quem quer inovar existe a possibilidade de levá-lo lateralmente, deixando o look totalmente a mostra. Quando chegar ao altar, ela deverá entregá-lo para a dama de honra ou a mãe ou uma madrinha.
A música deve combinar com o tipo, o horário e o local da cerimônia religiosa. Se for uma celebração informal, o indicado são melodias contemporâneas e populares. À medida que o horário avança e a ocasião ganha requinte, canções clássicas ou barrocas são permitidas como Bach, Mozart, Vivaldi e Luigi Boccherini. Se o casal for optar por uma orquestra ou coral, deve-se levar em consideração o espaço se cabem todos, caso contrário um cantor não ocupa tanto espaço.
O mais importante é conversar com a igreja, caso seja esse escolhido, o que é permitido tocar, pois algumas igrejas não permitem musicas de fora. Mas isso não é um problema, mais uma vez o bom gosto deve ser levado em consideração, musicas agitada e em inglês que não combinam com a cerimônia realmente não são agradáveis de ouvir.
Uma dúvida frequente dos noivos diz respeito aos cumprimentos. Se todas as pessoas presentes na cerimônia foram convidadas para a recepção, eles ocorrem somente no local da festa.
Nada de exagerar ou economizar no quesito padrinhos. O indicado é que exista, pelo menos, um casal para cada um dos noivos. Até seis casais de cada lado é permitido, mas isso vai depender do tamanho do local escolhido e horário. Se a cerimônia for pela manhã, dois ou três serão suficientes.
Se as pessoas forem casadas, noivas ou namoram há muito tempo, é de bom-tom convidar os dois para padrinhos.
As damas de honra e os pajens são sempre uma alegria à parte na festa do casamento. Mas, quando tem menos de 5 anos, podem se sentir inseguros e desistir da tarefa de carregar aas alianças até o altar. Por isso, é melhor escolher crianças um pouco mais velhas. O segredo para que elas cumpram direito o ritual é explicar com calma o que vai acontecer e ensiná-las antes do grande dia.
Ao entrar no recinto, celulares devem ser imediatamente desligados. Portanto vale lembrar aos pais, padrinhos e noivo.
Dúvidas:
Se as alianças não ficarem prontas- providenciar um par emprestado com os pais ou padrinhos.
Se alguém bebe demais- combinar com o garçom para diminuir a quantidade de drinques servidos a ele, assim como designar um segurança ou parente intimo para ficar atento às suas atitudes.
Pais separados-Mesmo que tenham se casado novamente, tanto o pai quanto a mãe do casal devem ficar no altar e seguir o cortejo tradicional. Já os padrastos devem se sentar na primeira fileira de bancos.
Padrinho que não pode comparecer à cerimônia- o melhor a fazer é pedir, com delicadeza, que uma pessoa próxima e com trajes adequados substitua a pessoa. Se não conseguir manter o quadro com um faltante, é melhor que um que não esteja em harmonia com os demais.
Presentes durante a cerimônia ou recepção- Deixar com a equipe se cerimonial se existir para etiquetá-lo, caso não exista, fica a cargo dos pais guardarem.
Vender a gravata do noivo- tentar convencê-los de não fazerem isso, é um costume deselegante, pois nem todos tem disponível uma quantia no momento e ficam constrangidos em não participar. Além do agravante se a gravata for alugada o noivo terá que pagar.
Botões se soltam ou maquiagem e cabelo precisem de reparos- é importante designar a cerimonialista ou madrinha mais próxima o kit costura, maquiagem e presilhas para eventuais problemas.
Fonte: Internet/ Revista
Um abraço,
Eliane Almeida
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